Como atrair novos clientes e aumentar os seus lucros?

Como atrair novos clientes e aumentar os seus lucros?

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Todo pequeno empreendedor sonha não só em se manter no mercado, mas também em aumentar a sua clientela, crescer e aumentar os seus lucros. Apesar deste ser um desejo de todos, muitos se perdem em como se organizar e quais estratégias são importantes para atingir esse objetivo. A verdade é que não existe regra que possa ser aplicada para todos os tipos de negócios, mas existem algumas dicas e diretrizes que podem te ajudar, e muito, nessa trajetória em busca do sucesso. Vamos listar aqui alguns tópicos que achamos importantes você prestar atenção. Vamos nessa?

Conheça o seu público

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você precisa saber para quem está vendendo. Isso vai te ajudar a nortear todos os próximos itens que comentaremos aqui. Conhecendo com quem está falando você saberá fazer ações mais personalizadas e não estará atirando no escuro.

As equipes de marketing, por exemplo, utilizam a técnica de formatação de personas. Para simplificar, seria como idealizar, por meio de um levantamento e não de achismo, um perfil imaginário para o consumidor. Por exemplo, podemos imaginar que uma loja de roupas popular pode construir uma persona ideal chamada Maria, uma mulher em torno dos 40 anos, que não tem um poder aquisitivo tão grande mas se preocupa em se vestir bem, provavelmente tem filhos, tem uma renda em torno de x e por aí vai. Pode parecer estranho no começo, mas essa persona fictícia pode te ajudar a pensar na linguagem da sua comunicação, na precificação dos seus produtos, na formatação de promoções, no lançamento de novos itens, e muito mais.

Você pode conhecer melhor o seu público de maneira bem mais simples do que você pensa. Converse com os seus clientes, observe qual o perfil deles e faça cadastros por meio dos quais você pode obter informações valiosas. Quanto mais dados você tiver, mais cartas na manga você terá para poder agradá-lo.

Conheça o seu produto

Assim como conhecer o seu cliente é importante, conhecer o seu produto, o seu negócio, a sua equipe é fundamental. Esteja sempre refletindo sobre os preços que você pratica, sobre as principais críticas recebidas através dos clientes, nas principais dificuldades e acertos que podem fazer toda a diferença no processo de compra. Saiba quais são os seus pontos fracos e fortes e quais são os seus diferenciais frente aos concorrentes.

Estude cada passo do processo de venda

O processo de compra envolve diversas etapas, e muitas vezes o problema para que você não consiga converter a venda esteja em algum lugar que você nem imagina. Todo empreendedor deve estar focado em facilitar e tornar o processo de venda cada vez mais facilitado. Disponibilizar diversas formas de pagamento como maquininhas de cartão, pagamentos através de aplicativos, possibilidade de efetuar a compra pela internet e muito mais podem ser o passo adiante que seu negócio precisa. Não tenha medo de pensar fora da caixa!

Tenha um planejamento de marketing

Não importa o quanto o seu produto ou o seu serviço sejam bons, se você não souber fazer propaganda de si mesmo não conseguirá alçar vôos maiores. Entendas as necessidades dos seus clientes, quais são as mídias que eles consomem e invista em comunicação. Com uma boa estratégia de mídias online e offline você pode não só impactar mais as pessoas que já são os seus clientes como também angariar mais gente para conhecer o seu trabalho. Estudos, análises de mercado e investimentos nessa área podem ser o diferencial do seu negócio frente aos seus concorrentes.

Inove sempre que possível

Grandes oportunidades aparecem quando inovamos. Seja no produto que oferecemos, nas formas de pagamento, nas promoções e ações que desenvolvemos, nas opções de pedido e entrega, enfim, pensar além do óbvio pode ser excelente. Você já cogitou vender os seus produtos online? Quem sabe disponibilizar pagamentos através do celular também? As ideias são muitas, e temos certeza que analisando as particularidades do seu negócio você saberá identificar oportunidades que você não tinha se dado conta. Investir em pesquisas de mercado, estudar e fazer cursos na área de empreendedorismo e manter contato com profissionais do seu segmento são algumas formas de despertar o comportamento empreendedor e descobrir novas oportunidades para um negócio.

Invista no relacionamento com o seu cliente

Se você quer manter e expandir o seu negócio deve começar trabalhando o seu relacionamento com quem já é seu cliente. Garanta que ele tenha uma ótima experiência, dê vantagens para ele caso ele fidelize com o seu negócio ao longo do tempo, dê atenção, torne-se cada vez mais próximo. Pode parecer clichê, mas a melhor e mais eficaz propaganda é aquela feita diretamente por aqueles que já conhecem e indicam o seu produto.

Viu quanta coisa você pode fazer para dar uma guinada nos seus empreendimentos? Se precisar de ajuda é só falar com a gente, a Aplic é uma plataforma completa focada em fazer o seu negócio crescer através de diversas soluções que vão te surpreender. Precisando de uma mãozinha? Fale com a gente agora!