Saiba o que é e como utilizar o pagamento via QR code

Saiba o que é e como utilizar o pagamento via QR code

Share:

Foi se o tempo que as cédulas e as moedas eram as únicas, ou preferidas, formas de pagamento. Hoje é praticamente inadmissível qualquer negócio aceitar apenas dinheiro em espécie. As maquininhas de cartão, por exemplo, chegaram com tudo, e cada vez mais despontam como uma solução mais prática e segura na hora das compras. Mas qual será o próximo passo? Uma das novidades que está ganhando espaço é o pagamento via QR Code. Não sabe do que se trata? Então vem que a gente te explica.

Afinal, o que é um QR code?

Você certamente sabe o que é um código de barras, afinal ele está por todos os lados. O QR code (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) funciona de maneira semelhante. Trata-se de um gráfico 2D, na forma de uma caixa preto e branca, que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone. Esse código pode ser lido por aparelhos que suportem esse tipo de tecnologia, ou até mesmo por um simples smartphone ou tablet que possua um aplicativo que faça essa leitura.

Para que serve o QR code?

Essa tecnologia foi criada no ano de 1994, mas nos últimos anos tem sido cada vez mais aplicada. Já é comum ver esse códigos em propagandas, em jornais, revistas, embalagens de produtos e diversos outros itens. A ideia é expandir as possibilidades de informação e consumo através dele. Diferente do código de barras, que apenas fornece nome e preço quando lido por um equipamento, o QR Code pode te direcionar para um site, mostrar opções de compra, fornecer informações detalhadas ou até outras imagens complementares para o usuário. As possibilidades são inúmeras. E o melhor, tudo armazenado em um pequeno quadradinho discreto.

Pagamento através da leitura de um código?

Sim, isso já é uma realidade! Muitos estabelecimentos já disponibilizam o QR Code em seus produtos e serviços para que com apenas um toque você consiga fazer o pagamento. Ao utilizá-lo o consumidor ganha agilidade tanto na compra presencial quanto na virtual. Através dele a leitura das informações é feita de forma rápida e o consumidor só precisa ter em mãos um celular com câmera. Para fazer o pagamento por QR Code o consumidor tem de apontar a câmera de seu celular para o código. O processamento é rápido e com segurança, pois o QR Code evita fraudes ou pagamentos duplicados.

Alguns smartphones já vêm preparados para ler o QR Code, mas alguns necessitam de um aplicativo para isso. A Aplic possui o chamado Aplic Pay, que permite que você faça esses pagamentos independente da tecnologia do seu aparelho. Além disso, você tem acesso a um Store Locator para descobrir o estabelecimento mais próximo do seu endereço, visualizar ofertas disponíveis no Aplic Market, além de concorrer a prêmios de fidelidade e poder fazer recarga do seu pré pago.

Já o varejista que se cadastrar no Aplic app terá gratuitamente uma ferramenta poderosa para promover a digitalização do seu negócio, oferecendo promoções, recargas de pré pagos, fidelizando seus clientes através do Aplic Prêmio e se utilizando do cash para gerir mais de uma Maquininha de crédito e débito. Você pode ter ainda seus produtos divulgados para uma rede de milhares de usuários e, consequentemente, vender mais.

Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne cada vez mais popular por aqui. Além disso, soluções digitais devem estar no horizonte de qualquer empreendedor e/ou consumidor que queira sair da zona de conforto. Venha ser digital, baixe agora o aplicativo e descubra um Mundo de possibilidades.