Diferencial competitivo da maquininha de cartão

Por que a maquininha de cartão é um diferencial competitivo?

Share:

O diferencial competitivo de uma empresa é resumido nos atributos que a tornam única e superior aos principais concorrentes. E para quem tem um pequeno varejo, a maquininha de cartão pode fazer parte desse pacote de benefícios oferecidos aos clientes — e diferenciar seu negócio dos demais!

Ela é um dos principais instrumentos de vendas do comércio, pois os consumidores desejam e precisam de mais meios de pagamento, como os principais cartões de crédito, débito e voucher do mercado. Com a maquininha, você não perde vendas e consegue atrair um público cada vez melhor.

Saiba como continuando a leitura deste artigo e veja de que o modo a maquininha de cartão é um diferencial competitivo para negócios como o seu!

Como o uso da maquininha de cartão vem crescendo?

A sociedade já não é a mesma — e isso é extremamente positivo em diversos aspectos. Mudanças são notadas tanto no comportamento dos consumidores quanto no posicionamento das empresas.

É possível observar essas mudanças na rotina de seu varejo, mas elas são confirmadas por instituições como a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).

Segundo levantamento feito pela ABECS, os pagamentos realizados com cartões de crédito, débito e pré-pagos devem crescer cerca de 16% em 2019. Isso equivale a uma movimentação de R$ 1,8 trilhão.

Mais interessante que isso é o dado de que as compras feitas com cartões devem representar 40% do volume médio do consumo das famílias brasileiras. Até 2022, estima-se que seja alcançado o patamar de 60% de representatividade.

Se há espaço para crescer, significa que existe uma demanda.

Antigamente, somente instituições financeiras grandes e tradicionais eram as responsáveis pela oferta de contas e cartões de débito e crédito. Mas essa realidade mudou com a chegada das fintechs!

Fintechs são empresas de tecnologia que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. É o caso do NuBank, famoso por seu cartão roxo e a longa fila de espera de adesão para novos usuários.

O cartão de crédito é solicitado pelo aplicativo. É por ele que você envia as fotos de seus documentos, assinatura e comprovantes de renda.

A chegada das fintechs popularizou ainda mais o uso de cartões. No Brasil, são mais de 550 empresas e, desse total, 21% são meios de pagamento.

Por que ter maquininha de cartão?   

A maquininha de cartão débito e crédito não é apenas uma ferramenta, é uma forma de gerir despesas. Trata-se de uma melhoria na experiência de vender e comprar, contribuindo ainda com o dia a dia de seus colaboradores.

Confira os principais motivos para ter uma maquininha de cartão:

Aumenta as vendas

Chegou a hora do seu cliente passar no caixa e pagar por um produto que deseja ter, mas seu estabelecimento só aceita pagamentos em dinheiro. No entanto, esse cliente está somente com seus cartões. O que acontece? Você perde a venda.

Não há como negar a realidade! As pessoas preferem usar cartões por vários motivos:

  • Praticidade: todo o dinheiro está em um cartão.
  • Segurança: a carteira não fica volumosa.
  • Organização: é possível ver a transação on-line e saber onde aconteceu cada gasto. Isso é importantíssimo para quem faz controle das próprias finanças.
  • Benefícios: alguns cartões oferecem programas de pontos que podem ser trocados por novos produtos e serviços. Há ainda os que fazem cashback, ou seja, devolvem uma porcentagem do valor das compras efetuadas.

Você também deve considerar que os cartões possibilitam vendas não planejadas, especialmente quando o cliente entra para comprar algo e sai com mais do que o esperado. Lembre-se de que há a opção de parcelar!

Seus concorrentes também têm

Vamos retomar o exemplo do cliente que foi pagar com cartão no seu estabelecimento, mas que não havia essa possibilidade. Ele, com certeza, vai buscar outra opção no mercado. Para ser mais claro, o destino será o seu concorrente!

O consumidor que acabou de chegar no seu ponto de venda não se tornará fiel apenas porque gostou do atendimento e dos produtos que ali estão. A experiência de compra precisa ser completa.

Se não há a possibilidade de pagar com cartão, ele não vai ficar sem o produto que deseja — mesmo que seja uma grande oportunidade.

Oferece segurança para todos

Mesmo em queda, aproximadamente 25% no começo de 2019 em comparação ao ano anterior, os índices de violência continuam altos em nosso país.

As pessoas não se sentem seguras para andar com grandes quantidades de dinheiro no bolso. À noite, por exemplo, os mais jovens costumam sair para as baladas com uma quantidade bem pequena de cédulas — para uma emergência — e um volume maior concentrado no cartão.

Para o seu estabelecimento, essa também é uma vantagem, pois menos dinheiro fica acumulado no caixa — desencorajando pessoas mal-intencionadas.

O custo é cada vez menor

Em um passado recente, a maquininha de cartão era um equipamento exclusivo de grandes estabelecimentos. Mas hoje os preços de aquisição e manutenção caíram bastante e qualquer empreendedor pode solicitar a sua!

Um dos motivos que levou a essa queda foi a maior oferta de maquininhas no mercado. Com a chegada das fintechs, outras opções mais modernas e práticas foram disponibilizadas e você tem como escolher uma sob medida para o seu negócio.

Novas tecnologias ajudam você e seus clientes

A maquininha de cartão também evoluiu e hoje oferece algumas novidades tecnológicas para você e seus consumidores.

Para os clientes, é possível efetuar pagamentos por aproximação, ou seja, utilizando o smartphone, o smartwatch ou uma pulseira eletrônica. Basta aproximar da maquininha para que a transação seja efetuada!

E para você, lojista, a maquininha oferece outras maneiras de vender e ganhar dinheiro. Com o auxílio de um aplicativo, é possível oferecer a venda de serviços como recargas de números de telefone pré-pagos, de TV por assinatura pré-paga e créditos para Xbox, Netflix, Uber e outros.

Esse mesmo aplicativo também contribui com uma melhor gestão de finanças. Você pode consultar seus extratos de vendas, datas de recebimentos e muito mais com ele conectado à maquininha de cartão.

Facilidade para o seu dia a dia e ganhos constantes, pois o cliente enxergará seu estabelecimento como moderno e sempre pronto para recebê-lo!

Quer uma solução completa dessas em seu negócio?

Aproveite as soluções digitais financeiras da Aplic, e garanta também uma maquininha de cartão que facilite o dia a dia do seu negócio