Por que migrar a gestão financeira para o digital

Por que migrar sua gestão financeira para o digital?

Share:

A tecnologia já está tão presente no dia a dia que se tornou parte integrante da estratégia de qualquer negócio. De lojas no varejo à grandes corporações, todos estão deixando de lado a operação manual em detrimento do digital.

O mundo vivencia uma transformação surpreendente que mostra como as empresas mais tradicionais da indústria são superadas por concorrentes mais novas, mas que são movidas a soluções digitais. Foi o que aconteceu com a Amazon!

Criada em 1994, em uma garagem nos Estados Unidos, com o objetivo de vender livros usados, cresceu a passos largos investindo em depósitos, redes de distribuição e tecnologia de armazenamento de informação.

No começo de 2019, a Amazon tornou-se a empresa mais valiosa do mundo.

Seu negócio também tem a oportunidade de liderar o segmento ou, pelo menos, estar entre os mais conhecidos do público. Continue a leitura e veja por que e como migrar para uma gestão financeira digital.

A operação manual está sujeita a erros

Processos como controle do fluxo de caixa podem se tornar mais seguros e precisos por meio de uma ferramenta digital. Em vez de alguém digitar cada valor que entra ou sai, o software faz isso de modo automático.

Por mais eficiente que você ou um funcionário sejam, sempre há o dia em que o cansaço ou a quantidade de distrações são maiores. Um pouco mais de pressa pode levar qualquer pessoa ao erro!

Ao digitalizar sua gestão financeira, você terá a garantia de que serão menores a quantidade de erros operacionais. Como consequência, sobrará tempo para se dedicar a outras atividades do negócio.

Mais tempo para o seu core business

Sabe aquele desejo de que o dia poderia ter mais algumas horas para que você possa realizar todas as suas tarefas? Isso pode indicar má administração do tempo ou sobrecarga de atividades.

Independentemente de qual seja a sua situação, migrar a gestão financeira para o digital possibilitará ganho de tempo. Afinal, algumas tarefas serão automatizadas. E, desse modo, você poderá investir no core business do negócio!

O core business é a parte central de qualquer empresa, ou seja, o forte estratégico dela. Se você tem uma loja de calçados, vender sapato é seu core business, portanto, deveria se dedicar mais a isso — ao invés de perder tempo com atividades que poderiam ser executadas por um programa.

Seu negócio pode armazenar informações

Lembre-se de que esse foi um dos pilares do crescimento da Amazon. Antigamente, as empresas realizavam pesquisas de mercado e, baseadas no resultado obtido, tomavam decisões. Depois, cada setor tinha seu banco de dados e gerava os próprios relatórios.

Na atualidade, as informações circulam livremente por todos os corredores de qualquer empresa que deseja ser ou é líder de mercado. Saber quem são seus clientes, quanto eles gastam e como anda sua capacidade de investir é o mínimo para operar bem!

A centralização de informações em um banco de dados único permite fazer cruzamentos e obter relatórios detalhados em tempo real. Você pode saber, por exemplo, quanto receberá por cada maquininha de cartão — sem a necessidade de baixar o aplicativo de cada operadora.

Transforme tecnologia em ganhos para todos

Quando você investe em tecnologia, coloca sua empresa em sintonia com o mundo moderno e seus consumidores. As pessoas já não querem mais perder tempo com burocracias ou limitações, portanto, é a chance de atrair e fidelizar clientes.

Você obtém ganhos ao aprimorar resultados e, consequentemente, contribuir para o crescimento e fortalecimento do negócio. Por meio dessa migração para o digital, sua empresa consegue se estabelecer como uma forte competidora.

Para os clientes, uma empresa digital oferece novos meios de pagamento, serviços inovadores, rapidez nos processos e uma oferta maior de produtos disponíveis. Assim sendo, isso se converte no aumento de vendas, faturamento e lucro.

Diminua a distância entre seu negócio e o cliente

A tecnologia é valorizada porque entrega à sociedade melhores condições de vida. Qualquer pessoa com um smartphone conectado à internet e com uma conta corrente pode comprar, em questão de minutos, o que deseja.

Mas as pessoas não se limitam às compras feitas on-line e continuam consumindo no dia a dia, enquanto andam pelas ruas ou shopping centers. Por esse motivo, seu estabelecimento também precisa ser digital!

Na boca do caixa, por exemplo, o consumidor pode aproveitar para recarregar o plano pré-pago do celular do filho ou colocar créditos na conta do Uber, entre outros serviços digitais que fazem parte do cotidiano das pessoas.   

Aumente as oportunidades de vender

Quem atua no varejo, precisa lidar com o público. E ao oferecer complementos para as vendas realizadas, você cria oportunidades de vender e ainda pode aumentar o tíquete médio.

Migrar para o digital permite que seu negócio seja mais ágil. E que crie, por exemplo, campanhas personalizadas para impactar o público que tem potencial para consumir seus produtos e serviços.

Os dados que são coletados e armazenados pelo software de gestão financeira contribuem com a precisão das informações que irão delimitar, por exemplo, os meses em que seus clientes estão mais propensos a gastar.

A gestão financeira digital cabe na palma da mão

Uma das maiores vantagens da era digital é a possibilidade de ter, na palma da mão, todos os arquivos e dados para gerenciar o negócio.

Você não precisa investir na compra de grandes servidores para integrar as maquininhas de cartão de suas lojas. Um único aplicativo pode fazer isso de modo prático e rápido!

Além disso, você pode gerenciar as finanças a partir de qualquer lugar. Tudo isso acontece sem complicação!

Conclusão

Avalie as soluções disponíveis no mercado para tornar sua empresa digital. Conheça detalhadamente como funcionam os softwares e serviços! Envolva sua equipe de TI ou converse bastante com o atendimento da empresa que desenvolve a ferramenta.

A solução ideal é desenvolvida de acordo com o perfil do seu negócio. Portanto, identifique previamente como essa migração ocorrerá e se garantirá os benefícios citados ao longo deste artigo.

Procurando uma plataforma completa para migrar sua gestão financeira para o digital?

Conheça as soluções APLIC!