prepare a loja para as vendas de Natal

Já preparou a sua loja para as vendas de Natal?

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Estamos nas últimas semanas de 2019 e a cena continua se repetindo ao longo dos anos: as pessoas lotam os centros comerciais e as lojas comemoram as vendas de Natal. Mas será que a sua loja está preparada para esta data especial?

Embora os consumidores deixem suas compras para a última hora, essa não é uma opção em relação ao preparo da loja. Ele exige antecedência e muito planejamento!

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, as vendas dessa época em 2018 cresceram 5,5% em relação ao mesmo período de 2017. Logo, para aproveitar essa oportunidade, você precisa se organizar.

Quer saber como? Listamos a seguir as ações necessárias para preparar sua loja para as vendas de Natal. Acompanhe!

Faça uma estimativa do valor médio das vendas

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez uma projeção das vendas para o Natal deste ano e chegou à conclusão de que elas podem ser maiores, cerca de 2,8%, em relação a 2018.

Baseado nesta informação, você pode extrair um relatório das suas vendas no ano passado e aplicar a porcentagem prevista. O resultado poderá ser maior, desde que suas ações de Natal sejam capazes de estimular ainda mais conversões.

Planeje o estoque para a data

Outro ponto importante no preparo da sua loja para o Natal é o planejamento do estoque. Se há previsão de aumento nas vendas, ele deve estar apto para atender às demandas dos clientes.

Chame seus fornecedores para negociar e garantir que o estoque esteja bem abastecido. Não perca vendas porque o item desejado não está na loja.

Quando o cliente não encontra o que precisa no seu estabelecimento, parte para o concorrente — que pode estar melhor preparado que você.

Crie sua promoção de Natal

O preparo de sua loja para o Natal também envolve a criação de uma promoção para estimular as vendas.

Você pode criar:

  • Combos com preços especiais – além de facilitar o conhecimento e a aquisição de novos produtos, os combos atraem por seu custo mais diferenciado;
  • Ofertas de “compre 1, leve outro” – fim de ano é epoca em que as pessoas compram bastante, mas elas buscam ofertas para pagar menos. Ofereça esse tipo de desconto em produtos que são pouco procurados e que você acredita que possua potencial de venda;
  • Cupons de descontos – essa é uma ideia especial para quem desconfia que a recessão econômica esteja interferindo no poder de compra dos seus clientes. E, ainda, para lojas que desejam renovar o estoque;
  • Descontos progressivos – essa estratégia impulsiona o volume de compras por consumidor. Logo, a principal vantagem é o crescimento do gasto médio;
  • Ações ou descontos solidários – esse momento impulsiona o consumo mais consciente e solidário. Alie-se a institutos e associações que visam fazer o bem. Ofereça produtos e serviços, cuja porcentagem pode ser destinada para ações solidárias.

É muito importante que sua promoção de Natal tenha regras claras para todos — tanto os clientes quanto seus funcionários. Assim, você evita equívocos e mal-entendidos que podem arranhar a imagem do negócio.

Pense em um programa de fidelidade para as vendas de Natal

O Natal é uma data especial no calendário de vendas e pode ser o começo de uma relação incrível entre sua loja e os clientes.

Que tal lançar um programa de fidelidade?

Produtos e serviços podem ser transformados em recompensa, oferecendo novas experiências para quem compra bastante em sua loja.

Esse também é um estímulo para novos compradores, pois eles enxergarão a chance de obter recompensas no futuro.

Estimule compras em grandes quantidades

Desconto progressivo, “compre 1, leve outro” e combos com preços especiais são grandes chamarizes para as vendas. O ser humano se sente bem quando percebe que está levando vantagem em algo.

Por isso, não tente enganar o consumidor com promoções que realmente não oferecem um bom desconto. Estimule as compras em grandes quantidades para renovar seu estoque e faturar mais!

Divulgue suas ofertas

O preparo para as vendas de Natal requer ainda uma boa divulgação. Comece decorando seu ponto de venda com luzes, bolinhas de natal, guirlandas e outros objetos que remetem a essa época do ano.

Apostar em um bom visual merchandising contribui para atrair os consumidores que estão passando na frente — fazendo-os se sentirem conectados emocionalmente.

Outra maneira de divulgar suas ofertas de Natal deve ser por meio de redes sociais. Prepare e compartilhe conteúdo para capturar a atenção dos clientes que ainda não conhecem seu negócio ou que deixaram de comprar.

Treine sua equipe de vendas

Os clientes desejam comprar e você, obviamente, vender. Mas essa equação só será fechada quando todos estiverem preparados para as vendas de Natal.

Em outras palavras, significa chamar sua equipe de vendas para repassar todos os detalhes sobre as ações que serão tomadas. Explique como funcionarão os descontos, os horários especiais de atendimento e tudo mais que for necessário para que estejam alinhados.

Antes de convocá-los, anote em uma ficha os pontos que serão abordados. No dia, fale sobre cada um. Oriente que todos anotem suas dúvidas e, no final, abra o espaço para perguntas.   

O gerente e os supervisores de venda podem ser pontos focais, ou seja, profissionais que servem de apoio para orientar a equipe. Garanta que todos estejam bem-informados para evitar confusões no período das vendas de Natal.

Separe parte do orçamento para investir

As vendas de Natal são uma excelente oportunidade para que seu negócio aumente o faturamento e garanta uma margem maior de lucro. Contudo, para que sejam concretizadas, precisam de planejamento e investimento.

Isso envolve a decoração da loja, a organização do espaço, a divulgação e até a equipe de atendimento. O aumento na quantidade de clientes, por exemplo, pode revelar a necessidade de contratar vendedores temporários.

Parte desse investimento deve ser direcionado para estruturar o programa de fidelização, pagar os brindes ou cobrir os descontos e outros itens que sejam utilizados para atrair clientes.  

Invista em tecnologias que otimizem o processo de venda e recebimento

Aproveite que o Natal ainda não chegou para investir, com antecedência, em tecnologias e modernizar o processo de venda e recebimento da sua loja.

Uma dessas tecnologias tem nome: Aplic App.

Trata-se de um aplicativo que permite te ajuda a gerenciar todas as suas maquininhas em um único lugar. Assim, você pode economizar tempo e esforço para poder se dedicar a coisas mais importantes: sua loja e sua família. 

Chega de perder tempo entrando em vários sites, sistemas e aplicativos. É hora de concentrar a gestão das suas maquininhas em um único lugar e com poucos cliques, na palma da mão. 

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